PortuguêsEnglish
InícioEdições anterioresArtistasEventosRegulamento e inscriçõesResidênciasParceriasPublicações

ARQUIVO



FONLAD #01_2005

O Festival surgiu em 2005 tendo tido a participação de dois artistas importantes: Agrícola de Cologne e Annie Abrahams. Contou com a participação de 19 artistas oriundos de 13 países que apresentaram 24 obras em variados media digitais.
___

FONLAD #02_2006

No seguimento da recepção do Festival em Madrid, optou-se no segundo ano por uma exposição física: 32 artistas de 14 países.
Paralela à mostra virtual, realizou-se entre 3 e 26 de Novembro, na Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, uma exposição com algumas das obras seleccionadas.



FONLAD #03_2007
Mantendo o figurino anterior, com o objectivo de ampliar a divulgação do festival, promovendo iniciativas exteriores ao medium internet, como exposições, projecções de vídeo e performances, o festival apresentou uma exposição física no Quarteirão das Artes, em Montemor-o-Velho e uma outra virtual na internet: contou com a representação de 26 artistas provenientes de 12 países.
 

FONLAD #04_2008
O programa de exposições do FONLAD apresentou uma exposição na Bienal da Madeira, entre 1 de Setembro e 13 de Outubro 08, numa produção da Direcção da Bienal e do Festival. Durante a mesma foram ainda projectados alguns vídeos de participantes no FONLAD.
O programa prosseguiu em Outubro e Novembro com uma exposição no UAVM Virtual Museum "Watermarks" e a 4ª exposição virtual do festival, entre 1 e 30 de Novembro. Participaram 32 artistas de 15 países.



FONLAD #05_2009
O projecto foi marcado pelo intercâmbio com o Festival Ventipertrenta promovido pela Associação Terra del Arte de Itália que apresentou em Coimbra e Montemor-o-Velho uma exposição da sua Colecção. Por sua vez o Fonlad apresentou uma exposição no MIDAC, em Belforte del Chienti, em Itália. Igualmente de destacar a exposição na Galeria do Teatro Municipal da Guarda e a mostra do Festival Cologne OFF no Café Concerto do TMG.
Em termos globais participaram no festival cerca de 120 artistas.

 

FONLAD #06_2010
O festival na sua 6ª edição apresentou um conjunto de eventos centrados na temática "Virtual Humanities", subdivididos em três fases ou momentos: mostras de videoarte (em colaboração com o VideoLab de Coimbra, o New Media Fest de Colónia e o In-Out de Gdansk-Polónia, mostras de fotografia e pintura digital (Atelier-Galeria Ícone) e Web Art (UAVM Virtual Museum e Web Art Center). Participaram na globalidade das actividades cerca de 130 artistas.


FONLAD #07_2011
Com uma participação global de cerca de 200 artistas, foram realizadas variadas actividades, entre exposições (Galeria Ícone e Bienal do Porto Santo), mostras video (Galeria Ícone, Espaço Rosa dos Ventos e Bienal do Porto Santo), vídeo instalações (Quarteirão das Artes e Casa Bernardo) e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as parcerias com os Festivais Oslo Screen (Noruega), Magmart (Itália), Athens Video Art Festival (Grécia) e Celeste Prize (Itália).

 

FONLAD #08_2012
Na sua 8ª edição foram realizadas variadas actividades, centradas na videoarte como mostras, vídeo instalações, workshops, residências e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as parcerias com os Festivais Oslo Screen (Noruega), Magmart (Itália), Miden (Grécia), Cologne OFF (Alemanha), Videoplay (Argentina), Proyector (Espanha), MIVA-Alterego (Equador) e Celeste Prize (Itália). Participação global de cerca de 200 artistas.


FONLAD #09_2013
Com uma participação na ordem dos 300 artistas, o festival centrou as suas actividades no Espaço de Artes, Multimédia e Performance da Alliance Française de Coimbra, na qual apresentou mostras de videoarte, vídeo instalações, workshops, residências e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as parcerias com os Festivais Magmart (Itália), Miden (Grécia), Cologne OFF (Alemanha), Videoplay (Argentina), Proyector (Espanha), HEP (África do Sul) e Manipulated Imade (USA).

 

FONLAD #10_2014

O festival na sua 10ª edição espalhou-se por vários locais da cidade de Coimbra na qual apresentou mostras de videoarte, vídeo instalações, workshops, residências e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as parcerias com os Festivais Magmart (Itália), Miden (Grécia), Cologne OFF (Alemanha), Videoplay (Argentina), Proyector (Espanha) e GIF (Portugal). Participação global de 170 artistas.


FONLAD #11_2015
O festival na sua 11ª edição centrou a sua actuação na celebração dos 10 anos do festival, apresentando mostras de videoarte, vídeo instalações, workshops, residências e mostras virtuais (UAVM e Web Art Center). Destaque para as participações de Dorianne Wotton (Fr), Margarita Novikova (Ru) e Ozgur Ozcan (Tk).



FONLAD #12_2016
120 artistas participaram na 12ª edição em várias mostras em Coimbra, Madrid, Belo Horizonte e Forli. Integrou o 1º Encontro de Profissionais de Video Arte e realizaram-se mostras de video arte, instalações, performances e dança contemporânea, conversas e workshops. Parceria com os festivais Magmart, Miden, Proyector, Oodaaq, Ibrida e Time Line.


FONLAD #13_2017
O festival na sua 13ª edição centrou o seu programa num evento de parceria com os festivais Magmart, Miden, Proyector, Oodaaq, Valilladero Artístico, chamado "Momentum" no qual participaram cerca de 15 artistas. No global do festival estiveram envolvidos cerca de 100 artistas.